Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Por uma publicidade responsável



" A cultura infantil comercial entende o que pais e educadores não entendem - crianças e adolescentes são torturados pelo desejo, que demanda estímulo e muitas vezes escapa das mãos.(...) O poder, no final do século XX, mantém sua legitimidade de formas muito mais sutis e eficazes. (...) Não há dúvida quanto a isto: publicitários querem transformar crianças em consumidores - de fato, eles veem as crianças como consumidores em treinamento."

[Adaptado de Steinberg & Kincheloe - Cultura Infantil: A Construção Corporativa da Infância, 2004]
***
O afeto, o diálogo e a presença dos pais; a possibilidade de frustrar a criança quando necessário; e a problematização do consumo, são ferramentas indispensáveis para que a criança possa, aos poucos, crescer de maneira mais autônoma e crítica dentro das relações de consumo. A ética, o cuidado com o meio ambiente e consigo mesmo não são inatos - devem ser construídos... Não, não é fácil. 

Criança dá trabalho!

Aquele abraço, saudações esportivas

Um comentário:

Paola disse...

Ótimo tema e video sobre consumo e crianças, Rodrigo, manda sempre coisas do gênero – que vale a pena a gente, pais e educadores, se informar e refletir.

Abraço, Paola