"A educação, como o próprio nome define, forma, informa, transmite conhecimentos. Entendido como repetência, evasão escolar ou distúrbio de aprendizagem, o fracasso escolar nada esclarece sobre as causas que explicam porque o saber não se transmite (...).
De fato, as tensões inconscientes em jogo nos processos de aprendizagem podem ser entendidas como respostas da criança ou do adolescente às demandas do tecido social, representado tanto pela escola quanto pela família e pelo Estado.
O educador, por ser suporte do saber envolvido nesses processos, deve impedir que seus alunos se tornem simplesmente produtos de um discurso, sobretudo hoje, quando a lógica capitalista tende a se igualar à produção de objetos consumíveis."
[Adapatado de Ruth Cohen, A Lógica do Fracasso Escolar, 2006]
Um comentário:
As vezes penso que o processo de aprendizado passa por uma etapa de desconstruçao do que sabíamos previamente.
Nessa linha, o considerado "fracasso escolar" pode ser apenas uma fase desse processo, onde cabe a nós: pais e professores conduzir a construçao subsequente.
Vale a pena também se perguntar se é mesmo válida a regra de ensinar a ser sempre o melhor da turma, ou se nao seria mais indicado ensinar a ser melhor do que fomos ontem.
Nao tenho respostas, mas vale a reflexao.
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