Páginas

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Copinha 2017: Resultados da 3a Rodada

Prezados Torcedores Responsáveis,

Seguem, abaixo, os resultados e comentários desta eletrizante terceira rodada da Copinha 2017! A próxima rodada será nos dias 11 e 12 de novembro (a tabela já está no forno). No link abaixo, mais fotos no nosso álbum:




[A Argentina fez ótimo jogo]

Sub 12 - Argentina 4x1 Uruguai 
A Argentina voltou a apresentar bom padrão de jogo e um futsal consistente. Abriu um a zero no início da partida, mas em seguida levou o empate. Voltou a atacar o adversário, marcou outro gol e conseguiu fechar o primeiro tempo em vantagem, com boa distribuição de bola pelo meio da quadra. No início da segunda etapa, no entanto, o Uruguai congestionou nossa principal saída de bola e o jogo ficou perigoso pra nós. Pedimos tempo técnico, ajustamos o posicionamento e, nos minutos seguintes, a equipe retomou o controle da partida com dois gols e ótimo posicionamento em quadra! Está na liderança da categoria.


[Nos braços do povo!]

Sub 12 - Equador 1x1 Colômbia 
Seguramente no jogo mais emocionante da rodada, o Equador conquistou um ponto suado - e merecido! Enfrentando um time, como se diz, 'encaixado', que marcava individualmente nosso armador, a equipe saiu atrás no placar - mas não abdicou de buscar o gol. Todos os ingredientes de um grande jogo se apresentaram: levamos bolas na trave, perdemos duas oportunidades claras de marcar... Caminhávamos para o final, até que, em lance individual, Gustavo Portela (o Guga) protagonizou  jogada sensacional: driblou o fixo adversário em contra-ataque fulminante e acertou um balaço, estufando a rede do goleiro! O ginásio explodiu e ele foi lá, comemorar com a galeeera!! Prêmio por tanta garra e dedicação dos jogadores, que acreditaram até o apito final do juiz. Ainda tem duas partidas para buscar a classificação.


[A Suíça tentou, mas não encontrou seu melhor jogo]

Sub 10 - Suíça 1x2 Inglaterra
Esta partida nos deu a sensação de que não 'encontramos' o time. Foi uma partida com equilíbrio de ações do início ao fim, mas muito truncada - nunca sentimos que havíamos encontrado uma maneira de jogar, seja com a posse da bola ou em contra-ataques. Procuramos manter uma base, mas o rodízio de jogadores não funcionou bem; chegamos a abrir o placar, mas dentro de quadra não sentíamos a segurança necessária, em especial do lado esquerdo da defesa, que cedia espaços ao adversário. Passou a sensação de um time desentrosado, que poderia render mais. Ao final, com a dureza que o futebol impõe, levamos o empate e logo em seguida a virada no apagar das luzes, justamente pelo lado esquerdo da defesa - que tentamos a todo custo corrigir, em vão. De positivo, é necessário dizer, a Suíça não desistiu da partida e o suor estava estampado no rosto de cada jogador. Tem mais um jogo para encerrar a competição e vamos em busca da vitória!

[Polônia: aplicação e gols bonitos]

Sub 14 - Polonia 2x0 Nigéria
Um time inteligente e aplicado, com um jogador particularmente inspirado. Essa foi a Polônia, que enfrentou a habilidosa Nigéria. Soubemos compreender o que o jogo poderia nos oferecer, e passamos a apostar na possibilidade de contra-ataques, dado que o adversário usava em demasia as jogadas com o goleiro. Com humildade e aplicação, a Polônia esperou pacientemente a chance de tomar a bola no meio da quadra, e assim surgiu o primeiro gol - aliás, um golaaaço por cobertura, na saída do goleiro! Na segunda etapa, a partida continuou equilibrada, mas a equipe se apresentava entrosada, com movimentos coordenados sem a bola, nos passava segurança. Até que, em nova escapada, Bernardo Pessoa, o artilheiro dos gols bonitos, driblou dois jogadores, driblou até o goleiro, dispensou por um segundo a humildade e entrou com bola e tudo - a galera delirou, e teve comemoração especial! A Polônia tem mais duas partidas e vai em busca da classificação!

[Irlanda:  boa apresentação diante de adversário difícil]

Sub 8 - Irlanda 0x2 Gana
Jogamos contra um time muito forte, com jogadas ensaiadas e tudo o mais - algo muito raro nesta idade em torneios escolares. A Irlanda fez jogo duro, conseguiu marcar com consistência e muita firmeza, mas tivemos dificuldades em construir as jogadas. Acredito também que a equipe tenha sentido dificuldades por conta de um desfalque importante. A partida ainda estava empatada quando acertamos uma bola na trave. As ações continuavam com algum equilíbrio quando, numa jogada ensaiada de escanteio, levamos o gol. No final da partida nos lançamos de vez ao ataque e, num contra-golpe, levamos o segundo. Mas a Irlanda não jogou mal, em absoluto; fez apresentação condizente com suas possibilidades. Na pequena reunião que sempre fazemos com os jogadores ao final, dissemos: "O adversário tem um time superior ao nosso. É importante que vocês saibam disso. Mesmo assim nos portamos muito bem e tivemos inclusive a chance de abrir o placar e, quem sabe, vencer. Tudo isso faz parte do futebol e vocês jogaram muito bem". Ainda temos dois jogos!

[Itália: juntos até o final]

Sub 10 - Itália 0x4 França
O futebol pode ser muito duro. A aprendizagem que tem se apresentado aos jogadores da Itália vai neste sentido. Procuramos montar uma equipe de força física, com bom poder de fogo nos chutes. Não é possível montar equipes com as mesmas características, então vamos imaginando diferentes recursos para cada time. Após a evolução vista na segunda rodada, acreditávamos em maiores chances de vitória para a Itália nesta partida. No entanto, ao levar um gol no início do jogo, em falha individual, a equipe naturalmente se abateu. Após alguns instantes procuramos nos reorganizar para oferecer perigo ao adversário, e quando acreditávamos que iríamos evoluir na partida... outro gol deles. No intervalo, nosso discurso insistente: "Não abandonem o jogo". E assim fez a Itália: lutou, correu, defendeu-se como pôde. Buscou, na solidariedade entre os jogadores, a força para levar a partida até o final. Levou mais dois gols e suportou o drama que estava vivendo - perder três partidas seguidas é muito difícil! Ao final, o choro legítimo de quem queria  muito vencer. Temos ainda mais um jogo. E não vamos desistir de ganhar. Tamo junto!!


[Costa do Marfim: placar construído aos poucos]

Sub 14 Costa do Marfim 3x0 Austrália
A Costa do Marfim conseguiu controlar a partida do início ao fim. No primeiro tempo abriu um a zero, mas chegou a se acomodar. Veio o intervalo e fizemos uma mudança no posicionamento, além de exigir dos jogadores uma maior concentração, pois estávamos desperdiçando oportunidades para definir o placar. Assim, no segundo tempo, a equipe correspondeu apresentando bom futsal e a disposição necessária. Os gols foram saindo com naturalidade. Deve pegar um adversário mais bem colocado na tabela, então nada de relaxar! Vamos em busca da classificação!


[Entrou??]

Sub 10 - Espanha 1x4 Grécia
Após a vitória na última rodada, a Espanha saiu na frente com um gol aos 30 segundos de partida, mas não conseguiu manter-se à frente no placar. Sem conseguir sair jogando, teve muita dificuldade na transição da defesa para o ataque, que precisou se dar pelo lançamento do goleiro. Nosso lado direito foi muito bem fechado pela Grécia. Isso fez com que o adversário assumisse o comando do jogo, e o contra-ataque também não funcionou. Vamos tentar melhorar a saída de bola para o próxima jogo, para tentar vencer. Vamos lá!


[A Rússia não se intimidou]

Sub 14 - Rússia 0x2 Japão

A Russia enfrentou um dos times mais fortes da categoria sub-14 e conseguiu cumprir a proposta de jogo, mas acabou sucumbindo ao  poderio ofensivo do adversário. Com uma marcação dura e muito aplicada, manteve a concentração nos “90 minutos”, e se mostrou um time mais maduro do que na rodada anterior. Diante da qualidade técnica e do volume de jogo do Japão, a ideia era suportar a pressão e contra-atacar com velocidade, o beabá do futebol. Conseguimos endurecer a partida, tentamos encaixar contragolpes. Foi um time valente, como gostamos de dizer. Enxergamos evolução na equipe, mesmo com a derrota. Chega na última rodada com esperança de classificação e com o objetivo de melhorar sua performance na parte ofensiva! 


[EUA: Mudança de posicionamento e boa vitória]

Sub 12 - EUA 4x2 Chile
Os Estados Unidos conseguiram sua primeira vitória na competição! Após algumas mudanças no posicionamento, a equipe entrou com outra cara e portou-se muito bem! Os jogadores entenderam que, para ajudar o time, vale o sacrifício de ceder a posição preferida em prol do time. Todos se doaram muito nas novas funções. Abrimos três a zero, levamos um gol, mas retomamos o controle da partida e fechamos bem o placar. O sistema defensivo ainda precisa de alguns ajustes, mas a melhora do time foi percebida - e comemorada - pelos jogadores. Os EUA entram na última rodada com chances de classificação e a expectativa de um jogo ainda melhor!


[Falta e contorcionismo]

***
A Copinha 2017 vai se encaminhando para os finalmentes. A próxima rodada é decisiva, logo após vêm as finais. O coração vai bater ainda mais forte! 

Sinto, assim, a necessidade de fazer um pequeno comentário: é preciso confiar nas crianças. Nos jogadores. É preciso, mais do que nunca, confiar que elas irão suportar as piores falhas, os piores resultados. Nós, dentro da quadra, procuramos trabalhar neste sentido. Acolher, da maneira como entendemos, é deixar o jogo se desenrolar, cumprindo cada um sua função e, com o resultado, abraçá-los. Qualquer que seja ele, de alegria ou de tristeza.

De tal maneira que não é preciso ficar atrás do gol, como muitos papais tentam fazer, no afã de ajudar o filhote; nem é necessário disputar orientações com o treinador. Torcer, falar, gritar, dizer "marca!", "avança!", "atrás de você!", "olha a área!" - tudo isso é natural e desejável, porque é espontâneo. E a criança sente isso como estímulo.

Ao contrário, posicionar-se atrás do gol, chamar pelo nome para dar instruções sobre o quê e como fazer, na verdade, atrapalha o jogador. É percebido com o seguinte sinal: "não estão confiando em mim". A imensa maioria das crianças sente-se pressionada quando estas coisas acontecem, por melhor que seja a intenção dos papais-torcedores. 

A palavra 'torcedor', em inglês, é 'support'. Sempre lembro disso. Apoiar: 'dar suporte a'. Vamos suportar nossa própria angústia, para que eles possam crescer e se haver com a deles. No apito final do juiz, isso também está em jogo ali. Suportemos? Suportemos!


[Vai pra galeeeera!!]

***
Gostaria de agradecer, em nome da Equipe Chutebol e do Clube Militar, a elegância de nossa torcida. Muito obrigado! O carinho de vocês é muito importante pra nós. Até breve!

Aquele abraço, saudações esportivas

2 comentários:

Mari disse...

Rodrigo, que bacana!
Tá sendo uma escola (aprendizado e prazer!) pra mim e pro Zé.

Parabéns para vcs pelo lindo trabalho

Simone disse...

Vocês são professores muito bacanas!
Fico feliz de ter ouvido de um amigo, pai de um menino que foi aluno de vocês. Ele me disse na época: vai lá, eles ensinam a ganhar e a perder, todos jogam juntos.

Beijos e obrigada!
Vamos Espanha!